São José dos Campos (SP) – O 36o Super Series Banana Bowl, um dos nove maiores torneios juvenis do mundo foi lançado hoje em São José dos Campos, sede do evento que, pela primeira vez em muitos anos, terá todas as categorias realizadas em uma só cidade. São José vai receber mais de 500 tenistas de vários países, de 4 a 19 de março de 2006, em três clubes: Santa Rita, Tênis Clube de São José e Luso Brasileiro.
CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA DO TORNEIO…
São esperados os melhores tenistas do ranking mundial de 18 anos da ITF(Federação Internacional de Tênis) e de 14 e 16 anos da Cosat( Confederação Sul-americana de Tênis). O Bananinha, para tenistas da categoria 12 anos, acontecerá de 04 a 10 de março, no Clube de Campo Santa Rita e contará pontos para o ranking brasileiro.
De 6 a 10 de março, será realizado o pré-qualifying do Banana Bowl nas categorias 14, 16 e 18 anos. O torneio garante quatro vagas nas chaves principais do Banana e quatro nas chaves do qualifying.
“Esta é mais uma chance para aqueles tenistas que não possuem ranking, entrarem na competição. Queremos ver o maior número possível de brasileiros na chave e para democratizar a distribuição dos wild cards( convites) decidimos organizar o pré-quali. Assim, todos tem chances iguais”, disse o presidente da CBT, Jorge Lacerda da Rosa.”Fazia muito tempo que não se via a competição ser toda realizada em uma única cidade e isso vai mobilizar São José dos Campos, com 20 dias de um evento internacional situado entre os maiores do mundo”, completou.
A chave principal do 36o Super Series Banana Bowl, de 13 a 19 de março, promete grandes jogos e uma exibição de talento e técnica dos futuros profissionais, uma vez que reunirá os melhores juvenis da atualidade procedentes de vários países do mundo.
Por ser um evento do Grupo A da ITF, ou seja, ter a mesma importância de torneios como o Orange Bowl e os quatro juniores do Grand Slam- Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos-, o Banana Bowl já revelou inúmeros jogadores que se colocaram entre os primeiros do mundo, entre eles Andy Roddick, Gilles Muller e Marcos Baghdatis, finalista do Australian Open desse ano. Em 2005, a final reuniu o brasileiro André Miele e o argentino Leonardo Mayer, que saiu com o título.
“Trazer o Banana Bowl para São José dos Campos é muito importante por diversos motivos. Primeiro, o fomento ao esporte, por que depois que organizamos o evento aqui em 2005, a cidade recebeu outros torneios nacionais importantes e isso motiva a garotada. Em segundo lugar, é uma visibilidade de alto nível para São José, que ganha em exposição na mídia nacional e finalmente, é um evento que movimenta a economia da região”, explicou o Secretário Municipal de Esportes, Alberto Marques.
Além da prefeitura de São José dos Campos, hoje também foi apresentado o principal patrocinador do evento, a Sabesp, e os co-patrocinadores Droga XV e A Esportiva. Dunlop é bola oficial. A realização é da CBT com organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos e José Amim Daher Eventos.