São Paulo(SP) – Já não é como nos velhos tempos, mas os brasileiros que conquistaram medalhas em torneios Pan-Americanos se entusiasmam quando são convidados a contar as muitas histórias que colecionaram ao longo da carreira. “ É para falar como técnico ou jogador?” , pergunta um animado Thomaz Koch, que guarda no currículo duas medalhas de ouro – simples e duplas em Winnipeg, 67 – ; uma de prata (duplas) e outra de bronze (dupla mista com Maria Esther Bueno, em 1963, em São Paulo).
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o circuito…
Como técnico, colocou as equipes que disputaram Indianápolis em 87 e Havana em 91 no lugar mais alto do pódio. “ Nós passamos por momentos difíceis em 87, quando o Nelson (Aerts) e a Patrícia Medrado não puderam jogar porque já eram profissionais e ficamos só na simples, com Fernando Roese e Gisele Miró e os dois saíram com o ouro individual”, relembra, feliz, Thomaz Koch. Em 91, Aerts conseguiu jogar e ficou com o ouro por equipes ao lado de Marcelo Saliola.
A partir desta sexta-feira, Koch, Aerts, João Soares, que também jogou o Pan-Americano em 75 na Cidade do México, Mauro Menezes, técnico de Fernando Meligeni em Santo Domingo em 99, entre outros tenistas, estarão em quadra disputando a 4a etapa do Citibank Masters Tour, único Circuito de Masters do País, no Club Athletico Paulistano, na capital paulista.
Ao todo, 16 tenistas divididos em 8 duplas, lutam por pontos no ranking do circuito. Os oito primeiros colocados garantem vaga no Masters, em novembro, em Angra dos Reis, ao lado de oito convidados. Se o físico já não é o mesmo dos tempos em que defendiam o Brasil, a competitividade aumenta a cada etapa.
Em São Paulo, a primeira rodada do Citibank Masters Tour começa na sexta:
às 18 horas
Roberto Jábali/Givaldo Barbosa x César Kist/Fábio Silberberg
Danilo Marcelino/Mauro Menezes x Ivan Kley/Alexandre Hocevar
a seguir
Pablo Albano/Julio Góes x João Soares/Nelson Aerts
Roberto Caira/Pedro Ramos x Thomaz Koch/Patrício Arnold
As semifinais serão realizadas às 17 horas de sábado e a final às 11 horas de domingo.
O Citibank Masters Tour 2006 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio do Citibank e o apoio de Visa, Legg Mason Funds, Varig, BandSports, Metlife, IBM e Revista Tennis View. Olympikus é a marca esportiva oficial do circuito. Também apóiam esta terceira etapa o Clube Athletico Paulistano e o Hotel Lorena Flat Internacional.