Ricardo Mello segue firme na busca do tricampeonato da MasterCard Tennis Cup. Nesta quinta-feira ele derrotou o colombiano Juan Sebastian Cabal, por 6/4 6/3 e está na semifinal em Campos do Jordão. Para avançar à decisão do maior evento de tênis do inverno da América do Sul, ele fará um duelo de campeões com o equatoriano Giovanni Lapentti, às 11h, com entrada gratuita no Campos do Jordão Tênis Clube (Av. Dr Paulo Ribas 76).
Vencedor do torneio em 2002 e 2006, Ricardo Mello passou por Cabal, nesta quinta, em 1h11min sem dificuldades e aumentou o seu recorde de vitórias e derrotas no torneio para 21 a 5. “Estou muito contente com esta vitória. Não comecei muito bem no torneio e agora estou muito mais confiante no meu jogo e no meu saque,” disse Mello, cabeça-de-chave 1 do torneio e 88º colocado no ranking mundial.
Nesta sexta, Ricardo enfrentará o campeão de 2003 da MasterCard Tennis Cup e irmão mais novo de Nicolas, Giovanni Lapentti, que derrotou o brasileiro Ricardo Hocevar por duplo 7/5.
“Vai ser um jogo bom e espero crescer ainda mais para jogar contra o Lapentti que é um cara que já foi campeão aqui como eu, se sente à vontade na quadra e sabe da importância do torneio,” antecipou Mello.
Para Lapentti, 266º na ATP – já foi o 110º – que comemorou muito a primeira vitória em cinco confrontos com Hocevar, o jogo será equilibrado. “Estou muito feliz porque já tinha perdido do Hocevar quatro vezes e tive que ficar me motivando durante todo o jogo e também porque é a primeira vez que chego a uma semifinal neste ano. Contra o Mello, vai ser um jogo bem disputado. A gente se conhece há muito tempo, se enfrentou algumas vezes e nas últimas, cada um ganhou uma.” Mello lidera os confrontos diretos por 5 a 3.
A outra semifinal da MasterCard Tennis Cup será entre o colombiano Robert Farah, que venceu Ricardo Ghedin, da Itália, por 7/6(5) 6/1 e o sul-africano Izak Van der Merwe, vice-campeão em 2008 e que ganhou do brasileiro Caio Zampieri, por 6/0 6/4.
Desde 2001, durante o inverno brasileiro, o circuito de tênis mundial faz uma parada em Campos do Jordão. São duas semanas de muito tênis, durante as quais o público confere o desempenho de futuros líderes do ranking mundial e de tenistas já consagrados, além de ver de perto o que o Brasil tem de melhor. Mundialmente, a MasterCard Tennis Cup recebeu alguns talentos que se sobressaíram após participar da competição: o argentino Juan Martin del Potro, atual campeão do US Open, competiu em Campos, há cinco anos, o croata Mario Ancic, que disputou o torneio em 2002, aos 18 anos de idade, e quando era 154º do mundo chegou às quartas-de-final; o cipriota Marcos Baghdatis foi vice-campeão do Australian Open 2006, dois anos depois de ter passado por Campos do Jordão. No ano passado o campeão foi o argentino Horacio Zeballos, atual 44º da ATP e titular da equipe argentina da Copa Davis, entre muitos outros outros. Número um do Brasil e um dos tenistas que mais subiram no ranking neste ano, Thomaz Bellucci também jogou a MasterCard Tennis Cup, assim como os duplistas Marcelo Melo, Bruno Soares, André Sá e toda a equipe atual da Copa Davis. Entre as mulheres, as primeiras colocadas no ranking nacional disputam anualmente a MasterCard Tennis Cup. A campeã de 2010 é a argentina Aranza Salut.
A MasterCard Tennis Cup 2010, que distribui US$ 100 mil em prêmios e pontos nos rankings da ATP e WTA, é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da MasterCard e o co-patrocínio de Contax, Redecard, Stella Artois, Amil, Petrobras, Citroën – o carro oficial do evento -, HP – Impressoras e Multifuncionais -, Safran Morpho, Samsung, Quorum, Fila – a marca esportiva oficial -, Mariz, Mary Cohr e Wittel. A competição também recebe o apoio de BandSports, TV Band, BandNews FM, Rede Bom Dia, Diário de S. Paulo, Revista Tennis View, Alpha FM, Try Floor – o piso esportivo oficial -, ATP Challenger Tour e ITF Pro Circuits. O site da competição é o www.trysports.com.br. O projeto de sustentabilidade da MasterCard Tennis Cup é uma parceria da Try Sports com a Braskem e Tetrapak.
MasterCard Tennis Cup 2010
Torneio Internacional de Tênis Profissional Masculino e Feminino
Premiação Total de US$ 100 mil – Pontos nos Rankings da ATP e WTA
Entrada Gratuita – Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo (Av. Dr Paulo Ribas 76 – Capivari – Campos do Jordão/ SP)
de 24 de julho a 01 de agosto – torneio feminino (WTA) – ENCERRADO
de 31 de julho a 07 de agosto – torneio masculino (ATP)
05 a 07 de agosto – torneio Seniors Contax
Resultados parciais desta quinta-feira
Giovanni Lapentti(EQU) d. Ricardo Hocevar(BRA) 7/5 7/5
Ricardo Mello(BRA) d. Juan S.Cabal(COL) 6/4 6/3
Izak Van Der Merwe(AFS) d. Caio Zampieri(BRA) 6/0 6/4
Roberto Farah(COL) d. Riccardo Ghedin(ITA) 7/6(5) 6/1