Rio de Janeiro (RJ) – Cabeça-de-chave número 1 e um dos grandes destaques da categoria 18 anos, Fabiano de Paula inicia nesta quinta-feira a luta pelo título da terceira etapa do Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro, que está sendo disputada no Rio de Janeiro. O tenista faz sua estréia na segunda rodada da principal categoria em disputa no torneio, que em seu quarto dia contará com 60 partidas distribuídas em três sedes: Paissandu Atlético Clube (sede oficial), Clube dos Caiçaras e Rio de Janeiro Country Club, a partir das 8h, com entrada gratuita.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o torneio…
Líder do ranking brasileiro dos 18 anos, Fabiano rejeita a condição de favorito no Rio. O carioca procura não pensar na pressão de ser considerado o principal candidato ao título, conseqüência dos primeiros dois pontos no ranking da ATP conquistados recentemente – um deles na Credicard MasterCard Tennis Cup, em Campos do Jordão.
– Acho que ser considerado favorito não ajuda nem atrapalha. Não atrapalha porque eu estou focado, sei que nenhum jogo nesse torneio vai ser fácil; e não ajuda porque as pessoas começam a prestar muita atenção nisso, mas eu tento pensar só no meu jogo – diz Fabiano, nascido e criado na Rocinha. – O fato de eu estar jogando torneios profissionais me ajuda um pouco porque eu enfrento caras que têm a bola mais pesada. Quando disputo um juvenil de novo sinto que a minha bola também está andando mais. É bom para a minha evolução.
Na abertura da chave principal da terceira etapa, nesta quarta-feira, alguns dos favoritos estrearam com vitória na competição. Nos 12 anos masculino, o brasiliense Pedro Dumont, segundo cabeça-de-chave, avançou com tranqüilidade à segunda rodada após vencer o carioca Gustavo Martins por 6/1 e 6/0. O mineiro Higor Silva, terceiro pré-classificado, derrotou o carioca Yuri Andrade por duplo 6/1. Vitor Pinheiro, de São José dos Campos, teve ainda menos trabalho: passou por Pablo Vidal, do Rio de Janeiro, por 6/0 e desistência.
Pelos 12 anos feminino, foram definidas nesta quarta as tenistas classificadas à chave principal. As cariocas Luiza Duarte e Mariana Guimarães garantiram vaga ao derrotar pelo qualifying Renata Mello e Bruna Chaves, também do Rio, respectivamente. As duas voltam à quadra nesta quinta para iniciar a disputa da chave.
O Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro 2006 é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e apoios de Unimed Seguros, Dunlop – a bola oficial do circuito, Olympikus – a marca esportiva oficial, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis. Apóiam esta terceira etapa a Federação de Tênis do Rio de Janeiro, o Paissandú Atletico Clube e o Rio Copa.