São José dos Campos (SP) – Roxane Vaisemberg estreou nesta terça-feira na chave principal de 18 anos do 36o Sabesp Banana Bowl, com uma vitória arrasadora sobre a também brasileira Carolina Malheiros. Em menos de uma hora, a cabeça-de-chave 6, fez 6/0 e 6/1 e garantiu vaga na segunda rodada da competição que integra o seleto grupo dos nove Junior’s Super Series da ITF- Federação Mundial de Tênis.
Roxane enfrenta na segunda rodada a russa Anastásia Poltoratskaya, que passou pela brasileira Vivian Segnini em uma partida de três sets, decidida no tie-break do terceiro.
“Foi uma boa estréia, tranqüila, embora eu estivesse um pouco nervosa. Estou achando que esse ano é das brasileiras, estamos em uma boa fase”, comemorou Roxane.
A principal favorita ao título, Alexandra Dulgheru(ROM) começou hoje, terça-feira, sua escalada rumo ao título do Banana Bowl. Vice-campeã de 2005, a romena não encontrou dificuldades para vencer a norte-americana Brittany Augustin por 6/2 e 6/0 e na próxima rodada, vai encarar japonesa Al Yamamoto, considerada pela própria Dulgheru, uma das favoritas ao título da competição ao lado de Vaisemberg(Roxane), Julia Cohen, Teliana Pereira e Sharon Fichman.
“Todo jogo em um torneio desse nível é um desafio, mas considero essas jogadoras favoritas na competição. No ano passado, não tinha nenhuma expectativa e me saí muito bem chegando na final. Neste ano, espero ir bem, mas o mais importante é fazer bons jogos e me preparar para os torneios profissionais que vou jogar durante a temporada”, explicou Dulgheru.
No masculino, o cabeça-de-chave 1, Petru Luncano, não teve a mesma facilidade para avançar à segunda rodada. O brasileiro Marcelo Demoliner reuniu a torcida na quadra central do Clube de Campo Santa Rita quando levou a partida para o terceiro set, depois de perder o primeiro por 6/3 e vencer o segundo com 7/5 no tie-break. O último e decisivo set também foi para o tié-break, quando o romeno venceu com outro 7/5.
O romeno Petru Luncano vai enfrentar na segunda rodada Martin Klizan, da Eslovênia, que ganhou de Marco Linconir(CHI), por 4/6,6/2 e 6/1.
Teliana Também Vence Fácil
A tenista Teliana Pereira, cabeça-de-chave 4 do 36o Sabesp Banana Bowl , em São José dos Campos, teve um excelente estréia na chave de 18 anos da competição. Venceu com tranqüilidade a chilena Soledad Podlipnik, por 6/1 e 6/2.
Melhor brasileira no ranking mundial da categoria, ocupando atualmente a 18a colocação, e número 1 da América do Sul, Teliana confirmou o favoritismo mostrando um jogo sólido e muita concentração dentro de quadra.
“Foi uma boa estréia, joguei bem, não perdi a concentração, gostei da minha atuação”, disse a tenista.
Na próxima rodada, Teliana Pereira enfrenta Kimberly Couts, dos Estados Unidos, que venceu Natalia Ryzhonkova(RUS) por 6/4e 6/0.
Nicolas Santos
Depois de Teliana Pereira garantir mais uma vitória para o Brasil, o paulista Nicolas Santos, atual sexto colocado no ranking mundial juvenil, ao derrotar, por 6/4 6/1, o uruguaio German Sole. Na segunda rodada ele encara o italiano Daniel Lopez.
Em outra excelente vitória nesta terça-feira, o brasileiro Pedro Feitosa, que passou o qualifying, derrotou o norte-americano Cristopher Racz em dois sets, com parciais de 6/3 e 6/2. Amanhã, quarta, ele enfrenta o eslovaco Andrei Martin.
A Cidade de São José dos Campos apresenta o 36o Super Series Sabesp Banana Bowl, uma realização da CBT com organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos e José Amim Daher Eventos. O patrocínio é da Sabesp com apoio de Droga Quinze, A Esportiva, Fila, Oscar Calçados, Yazigi Internexus, Fatal Surf e Viação Jacareí. Dunlop é bola oficial. A supervisão é de Cosat e ITF.