Eles tem entre 10 e 12 anos, vêm de diferentes estados e estão sempre se enfrentando, mas os resultados não abalam a amizade.
Pedro de Paula é de Manaus, Leonardo Mamede, do Rio de Janeiro, Leonardo Scheidt e Guilherme Mendes, de Curitiba e Matheus Chain, de Florianópolis.
O jeito sapeca, o sorriso maroto é marca registrada dos favoritos ao título dos 12 anos da 2a etapa do Circuito Unimed de Tênis Infanto-juvenil Brasileiro. Nesta sexta-feira, Chain perdeu para Pedro de Paula e Scheidt foi derrotado por Mamede. Logo depois, o grupinho estava reunido, brincando e conversando. Saiu de quadra, o assunto já é outro, geralmente em torno da brincadeira de esconde-esconde ou outro jogo qualquer.
“Eu gosto de estar entre os meus amigos, de viajar para jogar torneios pelo Brasil”, disse o amazonense Pedro de Paula, que desde o dia 2 de janeiro, passou apenas 15 dias em casa- as duas semanas antes de vir a Joinville.
Mas o garoto não tem dificuldade com os estudos, pois carrega todo o material nas viagens. “ Eu vejo antes de viajar o que vai ter na aula e levo comigo para estudar e fazer as tarefas durante o torneio”, explica Pedro, atualmente o 13o no ranking nacional da categoria.
Mamede também brinca sobre as rivalidades dentro de quadra: “ o mais legal é que o Leonardo Scheidt perdeu para o Leonardo aqui, o Mamede”, disse abraçado ao companheiro.
“Esse espírito de amizade e confraternização é o que se espera dos atletas em um ambiente competitivo saudável. A competição existe, mas acima de tudo, o esporte educa e trabalha na formação de cidadãos honestos e de caráter. Hoje um ganha, amanhã é o outro , mas a amizade vai existir para sempre” , disse Nelson Aerts, ex-tenista profissional e diretor da Try Sports, empresa que promove o Circuito Unimed.
Os semifinalistas de 12 anos já estão definidos: o catarinense Luiz Guerra derrotou Luiz Pinto(SP) por 6/2 e 6/4 e vai enfrentar Pedro de Paula, que tirou Matheus Chain(SC) da disputa com 4/6, 6/3 e 6/4. Na outra ponta da chave, o cabeça 2 Leonardo Mamede confirmou o favoritismo e eliminou Leonardo Scheidt por 6/0 e 6/3. Seu adversário rumo a final será Rafael Niemezewski(SC), que passou por Bruno Russo(SP) também em dois sets- 6/3 e 6/2.
Também já foram definidos os semifinalistas dos 14 anos feminino, com domínio paranaense: três tenistas do estado lutam pelo título contra apenas uma de São Paulo.
Priscila Garcia, cabeça 1, marcou duplo 6/0 em Giovanna Tomiotto(PR). Seu jogo deste sábado será contra Mariana Buffara, de Curitiba. Buffara derrotou a carioca Sabrina Reis, por 7/6(2) e 6/1. Na outra semifinal jogam a paulista Giovanna Ramos e a paranaense Fernanda Amaral.
As semifinais começam às 8h30 deste sábado, no Joinville Tênis Clube, com entrada gratuita.
O Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro 2007 é uma realização da Unimed Brasil e da Unimed Seguros, com a organização da Try Sports e o apoio de Dunlop – a bola oficial, Olympikus – a marca esportiva oficial, IDTC – International Development Tennis Center, Revista Tennis View e CBT. Também apóiam esta segunda etapa: Joinville Tênis Clube, o Alven Palace Hotel a Federação Catarinense de Tênis.