(Rio de Janeiro/ RJ) – Com a presença de três campeões de Grand Slam – Goran Ivanisevic, Carlos Moyá e Gaston Gaudio -, de Nicolas Lapentti, Fernando Meligeni e Marcos Daniel, o Rio de Janeiro receberá, pelo terceiro ano consecutivo, alguns dos melhores nomes da história do tênis mundial, de 17 a 19 de novembro de 2011, no Claro Rio Champions, no Maracañazinho. E para comemorar os 10 anos da conquista do tricampeonato de Gustavo Kuerten em Roland Garros, o Claro Rio Champions terá ainda uma reedição da final de 2001, entre Guga e Alex Corretja.
“É um privilégio poder participar de um evento como estes, ainda mais eu que já saio como se fosse numa final, contra o Corretja, lembrando um grande momento meu. Só de começar a pensar nesse jogo resgata lembranças muito boas, do meu ano mais emocionante em Roland Garros,” disse Guga, nesta quarta-feira, na entrevista coletiva de lançamento do Claro Rio Champions, no Clube dos Caiçaras, no Rio de Janeiro. “Para mim, tudo começou quando estive no Rio Champions pela primeira vez no ano passado e vi o profissionalismo e o carinho que eles – Ricardo Acioly, Nelson Aerts e Danilo Marcelino – tratam o evento, sempre tentando trazer grandes nomes da história do tênis e este ano vai ter muito jogador que eu enfrentei, com os quais fiz grandes jogos e que são amigos meus.”
A edição 2011 do Claro Rio Champions, etapa brasileira do Champions Series, marcará a estreia de Carlos Moyá (campeão de Roland Garros 1998), Gaston Gaudio (campeão de Roland Garros 2004), Nicolas Lapentti (6º do mundo em 1999) e Marcos Daniel (56º no ranking em 2009) no mais competitivo circuito mundial de campeões, fundado por Jim Courier, e também terá Goran Ivanisevic (campeão de Wimbledon 2001) pela primeira vez jogando no Brasil. “Estou feliz por finalmente ir ao Rio. Estou animado para jogar pela primeira vez no Brasil e visitar este país tão importante também no mundo do futebol”, disse o croata Ivanisevic, campeão de Wimbledon em 2001, vice em 1992, 1994 e 1998, campeão da Copa Davis em 2005 e ainda medalhista olímpico – bronze em simples e duplas – em Barcelona.
“Procuramos trazer entretenimento com qualidade, reunindo jogadores que ainda estão na memória de todos, são muito competitivos e até pouco tempo estavam no circuito, completando com essa comemoração do tricampeonato do Guga em Roland Garros, fazendo a reedição da final de 2001 contra o Corretja”, disse Ricardo Acioly, da R3A, organizadora do evento ao lado da Try Sports e da InsideOut.
Atual campeão da etapa brasileira do Champions Series, tendo derrotado Mark Philippoussis na final de 2010, Fernando Meligeni joga pelo bicampeonato, com a experiência de quem traz no currículo a medalha de ouro do Pan em 2003 e a participação na semifinal de Roland Garros em 1999. “Esse é um campeonato muito importante. Tenho muito carinho por ele e vou treinar muito. Agradeço ao Pardal – Acioly – que foi meu técnico e me colocou para jogar só com gente jovem”, brincou Meligeni, se referindo ao nível dos atletas que disputarão o Claro Rio Champions neste ano, a maioria bem mais jovem do que ele e que deixou as quadras do circuito há pouco tempo.
“Não me sinto como o cara a ser batido, por ter ganhado no ano passado. É um grande desafio para mim, mas vou entrar para dar o meu show, tentar ganhar e muito feliz com essa oportunidade de jogar novamente.” Meligeni encontra outro brasileiro na disputa Claro Rio Champions, o gaúcho Marcos Daniel, que deixou as quadras do circuito profissional há poucos meses. Daniel, que representou o Brasil na Copa Davis, chegou a ser o 56º colocado no ranking mundial em 2009.
Adversário de Marcos Daniel e um dos jogos mais importantes da sua carreira, o equatoriano Nicolas Lapentti, que se aposentou oficialmente em janeiro deste ano, também estreará no Circuito dos Campeões, no Claro Rio Champions. Recordista de vitórias em cinco sets na história de toda a Copa Davis, Lapentti, que chegou ao 6º lugar no ranking mundial em 1999, derrotou Daniel na Davis, em Porto Alegre, há dois anos, no jogo que colocou o Equador de volta no Grupo Mundial da competição.
Campeão de Roland Garros salvando match points na final contra Guillermo Coria em 2004, Gaston Gaudio também estreará no Champions Series, com a participação no Claro Rio Champions. Considerado o mentor de Rafael Nada, Carlos Moyá, campeão de Roland Garros em 1998, vice do Australian Open em 1997 e campeão da Copa Davis em 2004, apesar de já ter vindo algumas vezes aoBrasil, disputará sua primeira competição no Rio de Janeiro, estreando no Champions Series.
Formato da Disputa – Assim como em 2010, o sistema de jogos do Claro Rio Champions será eliminatório, com doisjogos na quinta ( a partir das 19h) e na sexta-feira (19h) e a final no sábado (18h). Logo após a partida decisica, o público assistirá o Desafio do Claro Rio Champions, a reedição da final de Roland Garros 2001, entre Gustavo Kuerten e Alex Corretja.
Desafio Claro Rio Champions – Dez anos atrás Gustavo Kuerten conquistava o tricampeonato de Roland Garros derrotando o espanhol Corretja, por 6/7(3) 7/5 6/2 6/0. Era o terceiro título de Guga emParis (1997, 2000 e 2001) e o segundo vice de Corretja (1998 e 2001). Ao longo da carreira, Guga e Corretja se enfrentaram nove vezes, nos melhores momentos das carreiras de ambos, com sete vitórias de Guga. Se o brasileiro chegou ao primeiro posto no ranking mundial, Corretja alcançou osegundo lugar e dois anos antes de Guga erguer a taça do hoje chamado ATP World Finals em Lisboa, venceu a competição em Hannover. “Foi a final que eu mais desfrutei em Paris, porque do meio do terceiro set para frente eu tinha certeza que eu iria ganhar o torneio. A certeza era tanta que eu tentava jogar a bola para fora e ela entrava e fui me sentindo praticamente hipnotizado pelo momento, porque é muito difícil conseguir jogar tão bem numa final, fazendo jogadas brilhantes o tempo todo. Mas, no começo do jogo, lembro de ter escrito a camiseta (J’aime Roland Garros) na noite anterior e achar que eu ia perder por causa disso”, contou Guga.
Ingressos – Os Ingressos para o Claro Rio Champions estarão à venda nos próximos dias. As informações serão disponibilizadas no site www.riochampions.com.br.
O Claro Rio Champions, etapa brasileira do circuito de campeões mundiais Champions Series, é patrocinado pela Claro e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, com a “Lei do Incentivo ao Esporte”, e co-patrocinado pela Samsung Galaxy Tab 8.9, Amil, Citroën – o carro oficial do evento -, Stella Artois, Braskem, Editora Sextante e Asics – a marca esportiva oficial -. O evento recebe o apoio de Safran Morpho, Clube dos Caiçaras, Federação de Tênis do Estado do Rio de Janeiro e SporTV. A realização é da Try Sports, R3A Sports e InsideOut.
Sobre a Claro – A Claro é uma das líderes em telefonia celular no Brasil, atua nacionalmente e atende a mais de 56 milhões de clientes. A operadora está presente atualmente em mais de 3.560 municípios com as tecnologias GSM e 3G. A Claro é a operadora eleita pelos leitores da Revista INFO como a melhor empresa na categoria Internet 3G. Líder na oferta de conteúdos e serviços inovadores, a Claro possui acordos de roaming em mais de 160 países para serviços de voz e em mais de 140 para tráfego de dados, nos cinco continentes. É controlada pela América Móvil, um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo. Na área de responsabilidade corporativa, a operadora mantém o Instituto Claro, que tem como objetivo estruturar seu investimento social privado e estimular o uso de novas tecnologias na educação. Mais informações sobre a Claro: www.claro.com.br/imprensa
Sobre o Samsung Galaxy TAB 8.9 – O novo Tablet da Samsung é lançado no Brasil e comercializado com exclusividade pela Claro em versão 3G. É o tablet mais fino do mercado com 8,6mm de espessura e traz ao consumidor uma nova opção em tamanho de tela, com 8.9 polegadas. O Tab 8.9” vem com navegação de internet compatível com Adobe Flash 10.2 e processador Dual Core 1GHz e 16GB de memória. Além disso, conta com todas as plataformas de serviços Samsung – Social Hub, Readers Hub e Game Hub – , navegação GPS, câmera de 3.2MP e editor de arquivos Office. O gadget tem uma interação harmoniosa entre hardware potente e a versão 3.1 da plataforma Android otimizada para tablets, também chamada de Honeycomb. Acessórios são vendidos separadamente como o teclado e o adaptador micro-USB que é possível conectá-lo a um mouse, joystick para jogos ou pen drive. O novo Samsung Galaxy Tab traduz perfeitamente o conceito de portabilidade total, unindo produtividade e entretenimento num só aparelho.