Vitória (ES) – Não fosse pelos 35 anos, completados hoje, e pelo imponente 1,95m de altura, Jaime Oncins passaria despercebido em meio aos atletas de sua equipe na 3ª etapa do Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro, que está sendo realizada pela primeira vez na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Totalmente integrado aos tenistas que treina, o ex-jogador é um misto de técnico e irmão mais velho para cerca de 15 jovens jogadores que integram a Oncins Tennis, em São Paulo – cinco deles brigam pelo título da competição capixaba nos clubes Álvares Cabral e Praia Tênis Clube.
Há quatro anos longe das quadras, Oncins, ex-integrante da equipe do Brasil na Copa Davis e um dos maiores tenistas da história do país, serve de exemplo para nomes como Bruno Orlandini, Nicolas Santos e Ricardo Siggia, entre outros. Desde que parou de jogar, Oncins se dedica integralmente ao treinamento de novos atletas, e, garante, se diverte tanto quanto trabalha.
– Sempre soube que ia continuar trabalhando com tênis quando parasse de jogar. É um barato trocar experiências com a molecada, procuro ser técnico mas também um amigo, para que eles se sintam totalmente à vontade para falar comigo. Mas é claro que tem horas em que tenho que pisar firme para manter a ordem – brinca o técnico. – Aposto muito em todos eles, sei que todos têm um grande futuro como tenistas profissionais.
A interação entre os atletas e o técnico é tão grande que, nos momentos de folga do torneio, toda a equipe pode ser encontrada jogando bocha no clube Álvares Cabral. – A única coisa que eu não quero ser para eles é pai. Eles têm que criar responsabilidade, e eu não posso cuidar de todo mundo todo o tempo. Essa rotina de viagens é a parte mais complicada, mas me revezo com meus irmãos e acaba dando tudo certo – diz Jaime. – Procuro sempre passar para eles que as coisas mais importantes no tênis são a dedicação e o prazer de jogar. Com isso, se vai longe.
Nesta quinta-feira, o início da rodada foi marcado pela vitória de um anfitrião. O capixaba Luís Gastão fez as honras da casa e derrotou o paulista Lucas Bin por 2 sets a 1, parciais de 6-3, 1-6 e 6-3, pela chave dos 14 anos masculino. Em compensação, o carioca Bernardo Lipschitz tirou um representante do Espírito Santo do torneio ao vencer Rafael Gomes por 2 sets a 0, com duplo 6-0.
Na categoria 16 anos masculino, outros dois capixabas deram adeus ao torneio. Rafael Paroli (SP) superou Arthur Said (ES) por 2 sets a 0, com 6/1 e 6/2. Bruno Sapienza (SP) derrotou Frederico Guerra (ES) exatamente pelo mesmo placar.
O Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil brasileiro 2005 é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos e o apoio de Head/ Penn – Brasil, CBT, Revista Tennis View, Federação Espírito-santense de Tênis, Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral, Praia Tênis Clube, Prefeitura Municipal de Vitória, Secretaria de Esportes de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo. Penn é a marca da bola oficial do circuito.