Os primeiros cabeças-de-chave confirmaram o favoritismo e conquistaram o título na categoria 12 anos da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010, que terminou na tarde deste sábado (08/05), no Complexo Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre (RS). Orlando Moraes da Luz (E.E. Princesa Isabel/Carazinho) superou o vice-líder do ranking gaúcho Victor Castro (Colégio Santa Catarina/Novo Hamburgo) por 2/6, 6/3 e 10/4. No feminino, Natália Chundo (Colégio Farroupilha/Porto Alegre) ganhou da vice-líder da lista estadual, Giovana Bertoldi (E. Mário Quintana/Pelotas) por 6/3 e 7/6 (6).
Nas duplas masculinas, Victor Castro e o terceiro colocado em simples Leonardo Della Mea (Colégio Riachuelo/Santa Maria) ficaram com o primeiro lugar. Orlando Luz e Eduardo Ribeiro (Colégio Marista/Santa Maria) retiraram-se quando perdiam por 1/0. No feminino, as parceiras e colegas na sexta série do Colégio Farroupilha, Natália Chundo e Bárbara Rosa venceram Letícia Lunge (Colégio João Paulo I/Porto Alegre) e Lara Feltraco (E. Mário Quintana/Pelotas) por 8/4.
A Copa Itaú premia os campeões com uma bolsa de estudos e treinamento em uma das mais conceituadas academias do mundo, a Sanchez-Casal, em Barcelona. “Essa viagem, realmente, funcionou como um estímulo”, afirmou Orlando Luz, em sua última temporada de 12 anos. Será a primeira vez que o número 1 do ranking do RS irá ao Exterior. “Vou poder exercitar o espanhol que estou aprendendo na escola”, comenta ele, que festejou o fato de ter jogado sem sentir tanta dor na mão direita, na qual tem dois dedos lesionados devido a uma queda há uma semana. “No primeiro set, estava incomodando mais, porém o mérito é do Victor que jogou bem”, emendou Orlando, que, a partir da próxima semana, deverá disputar o Aberto de Passo Fundo e a Copa Mercosul em Santo Ângelo, ambos no interior do Estado. O objetivo, claro, é manter a invencibilidade em 2010, quando, entre outros torneios, terminou como campeão no Banana Bowl, na Copa Gerdau e no Sul-Brasileiro de Verão.
Com Natália Chundo, repetiu-se uma situação que ela conhece, mas, em geral, não consegue combater: “Depois de vencer o primeiro set, relaxei e tive suar para voltar ao jogo”. E, para piorar, deparou-se com uma adversária tão calma que quase a tirou do sério. “A Giovana não se altera, e eu, mesmo quando vencendo, estou sempre agitada”, compara-se Natália, a única representante de Porto Alegre entre os finalistas.
“Orlando é de Carazinho; Victor, de Novo Hamburgo; e a Giovana, de Pelotas. Isso demonstra a força do tênis no interior do Rio Grande do Sul”, destaca o árbitro-geral da competição, Daniel Levy.
As inscrições para a próxima categoria a ter confrontos na Copa Itaú, os 14 anos, podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 10 de maio, pelo e-mail rs@copateniseu.com.br. Os jogos, em todas as categorias, serão sempre de quartas a sábados até 29 de maio (confira programação abaixo).
A fim de contribuir para o desenvolvimento técnico de tenistas brasileiros, ressaltando a importância de manter o foco na formação intelectual por meio dos estudos, a Copa Itaú está reunindo tenistas e estudantes de instituições de ensino público e particular nas categorias 12, 14, 18 anos e universitário, masculino e feminino, com confrontos de simples e duplas e inscrições gratuitas, em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Como prêmio os 32 campeões ganham uma bolsa de estudos e treinamento em uma das mais conceituadas academias do mundo, a Sanchez-Casal, em Barcelona.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário realiza seletivas estaduais que premiam os campeões das chaves de simples com uma bolsa de curso de idioma e treino de tênis fora do País, com todas as despesas pagas, além de oferecer troféu à melhor escola e universidade do Estado, de acordo com a soma dos resultados de seus alunos, nas chaves de simples e de duplas. No ano passado, os campeões ganharam como prêmio a viagem aos Estados Unidos, com aulas de tênis e inglês, na academia Sanchez-Casal da Flórida.
Inscrições gratuitas beneficiam atletas de todas as classes sociais – Um dos diferenciais da Copa Itaú de Tênis está no fato de que a competição beneficia alunos-atletas de todas as classes sociais, sem nenhuma distinção, ao isentar todos os participantes de taxa de inscrição; propor disputas regionais que evitam o deslocamento dos atletas para outros Estados; e oferecer estrutura de competições oficiais dos calendários estaduais e nacional, com camisetas do evento e serviços de fisioterapia, boleiro e arbitragem.
Clínica de Tênis – Cada seletiva da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 terá clínicas de tênis gratuitas ministradas por profissionais da área. Em Porto Alegre, quem vai dar as dicas será o treinador Cristiano Testa, ex-tenista profissional, que já foi top 100 de duplas da ATP. A clínica está programada para o dia 22 de maio, sábado, das 10h às 12h30min, na quadra do Complexo.
Palestra Sobre Prevenção de Lesões – Em todas as etapas da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010, tenistas, pais, técnicos, profissionais da área de saúde e demais interessados terão a oportunidade de participar de uma palestra sobre prevenção de lesões esportivas. A atividade é ministrada pelo médico Rogério Teixeira da Silva, presidente do NEO (Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia), Mestre e Doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP, além de ter sido eleito Presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010. Na capital gaúcha, esse encontro ocorrerá no sábado, 29 de maio, às 14h, na sala 707 (sétimo andar), do Complexo Esportivo da PUCRS.
Tanto a clínica quanto a palestra são abertas e gratuitas a pais, tenistas, treinadores e à comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail rs@copateniseu.com.br. O mesmo e-mail também deve ser usado para garantir lugar em qualquer uma das categorias da Copa Itaú.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.
Cronograma
RIO GRANDE DO SUL
Local: Pontifícia Universidade Católica (Porto Alegre/ RS)
Informações: rs@copateniseu.com.br
Fax: (51) 3245-3925
Categoria 12 anos – de 5 a 8 de maio (disputa encerrada)
Categoria 14 anos – de 12 a 15 de maio – inscrições até a próxima segunda-feira, dia 10 de maio de 2010
Categoria 18 anos – de 19 a 22 de maio – inscrições até o dia 17 de maio de 2010
Categoria universitário – de 26 a 29 de maio – inscrições até o dia 24 de maio de 2010