Um domingo de sol com temperatura perto dos 25 graus foi o cenário das finais da 3a etapa da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup, torneio nacional que reuniu os melhores tenistas juvenis do País, de 12 a 18 anos, no Praia Clube em Uberlândia. Tenistas de MG, SP, PR e RS levantaram o troféu de campeão.
Minas Gerais ficou com o título dos 18 anos feminino. Fernanda Faria, de Uberlândia, mas que treina em São Paulo venceu a paulista Carla Forte, por 6/1 e 6/0 e levantou o primeiro título nacional da temporada, em casa.
“Não jogava em casa há três anos e sempre tem um pouco de pressão, mas eu joguei bem, cometi poucos erros, soube administrar essa pressão e me impus na partida para concretizar meu objetivo que era vencer aqui, com a família e os amigos do clube na torcida”, falou Fernanda que daqui pra frente tem planos mais ousados já visando o início da carreira profissional.
“ Ainda vou ver com os técnicos, mas devo diminuir os torneio juvenis e começar a focar mais a minha participação nos torneios profissionais do segundo semestre”, completou.
O Paraná ficou com o troféu dos 14 feminino, com Mariana Buffara superando Beatriz Maia(SP) por 6/1 e 6/3. São Paulo garantiu o troféu da categoria no masculino, com Hugo Dojas ganhando de Higor Silva(MG) por duplo 6/4. São Paulo também venceu nos 12 anos feminino, com Mariana Humberg fazendo 6/1 e 7/6(6) em Letícia Vidal(SP).
Os gaúchos ficaram com a maioria dos títulos em disputa no torneio- venceram quatro de oito decisões, três no masculino e uma no feminino.
Gabriela Ce foi a primeira a sair de quadra com o troféu na mão. Ela derrotou Nayara Moraes, de São Paulo, por 3/6, 6/1 e 6/3.
Na seqüência, Eduardo Dischinger também comemorou o primeiro troféu na Credicard ao derrotar na final dos 16 anos, Henrique Tsukamoto(SP) por 6/1 e 6/2.
Rafael Mattos travou um duelo de mais de quatro horas contra o paulista Antonin Haddad, para vencer, após dois tie-breaks, a categoria 12 anos com parciais de 7/6(3), 3/6 E 7/6(3).
Fabrício Neis, nos 18 anos, também precisou de três sets para levantar a taça. O carioca Carlos Severino lutou até o último minuto em busca do tri-campeonato, mas deixou escapar no último momento. Neis, de virada e na superação, fez 4/6, 6/3 e 7/5. ”Entrei tranqüilo demais e quando vi estava no segundo set, precisando virar. Consegui levar para o terceiro e acho que o que valeu foi a determinação, a vontade de vencer, de não desistir e ir além do limite”, disse Neis, que precisou de atendimento médico por conta de dores no corpo durante o terceiro set.
No total, inscreveram-se para a disputa em Uberlândia 223 tenistas, em busca do prêmio dado ao melhor da temporada, em cada categoria: uma semana de treinamento na academia espanhola Sanchez-Casal.
A temporada de 2008 da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup teve início na cidade de Santos (SP), passando por Campinas (SP) e agora, Uberlândia(MG). Após os jogos em Minas, a competição segue para Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), até chegar à capital paulista, na segunda quinzena de outubro, para a disputa do Master, que reúne apenas os oito melhores tenistas das cinco etapas classificatórias e mais um convidado, em cada categoria. Além da bolsa de treinamento na Espanha, os melhores da temporada também ganham como prêmio uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500.
RESULTADOS FINAIS
12M- Rafael Matos(RS) d. Antonin Haddad(SP) 7/6(3) 36 76(3)
12F- Mariana Humberg(SP) d. Letícia Vidal(SP) 61 76(6)
14M- Hugo Dojas(SP) d. Higor Silva(MG) 64 64
14F- Mariana Buffara(PR) d. Beatriz Maia(SP) 61 63
16M- Eduardo Dischinger(RS) d. Henrique Tsukamoto(SP) 61 62
16F- Gabriela Ce(RS) d. Nayara Moraes(SP) 36 61 63
18F- Fernanda Faria(MG) d. Carla Forte(SP) 61 60
18M- Fabrício Neis(RS) d. Carlos Severino(RJ)46 63 75
O circuito Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2008 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard Citi e da MasterCard, além do apoio da academia Sanchez-Casal, da Dunlop – a bola oficial, da Unimed Seguros, da Confederação Brasileira de Tênis e da Revista Tennis View. Também apóiam esta terceira etapa o Praia Clube de Uberlândia, o Hotel San Diego Suites e a Federação Mineira de Tênis.