Vitória (ES) – Os tenistas do Sul do Brasil dominaram as semifinais da categoria 18 anos da terceira etapa do Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro, que está sendo disputada pela primeira vez na cidade de Vitória, no Espírito Santo. A competição terá, neste domingo, um confronto entre catarinenses na chave feminina e um duelo entre um gaúcho e um paulista no masculino. As finais do torneio, que acontecem a partir das 9h, reunirão jogadores de seis estados nas quadras do Clube Álvares Cabral.
Bruno Savi, do Rio Grande do Sul, já havia desbancado o cabeça-de-chave número 1 do torneio, o conterrâneo Carlos Nedel, e hoje conquistou sua vaga na decisão dos 18 anos ao derrotar o paulista Andrew Morais por 6/3 e 6/1. Ele terá pela frente na final o paulista João Souza, seu parceiro na chave de duplas do torneio, que venceu o paulista Nicolas Santos por 6/2 e 6/4.
– Venho de um mês parado em função de dores no abdome e ainda estou pegando confiança no meu jogo novamente. Mudei alguns golpes e acho que estou me readaptando bem. Fiz uma boa partida na semifinal, estava bem concentrado – disse Savi, que enfrenta um amigo na decisão. – Nós nos conhecemos muito bem, o jogo vai ser duríssimo.
Na chave feminina a decisão também reunirá duas amigas. As catarinenses Lorena Valente, cabeça-de-chave número 1, e Fernanda Zacouteguy, já se enfrentaram três vezes somente neste ano – com Lorena levando a melhor em todas. Para chegar à final, Valente superou a carioca Rebeca Neves por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/1. Zacouteguy teve um pouco mais de trabalho para vencer a brasiliense Laryssa Ferreira por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/4 e 6/1.
– Foi um jogo estranho porque nós duas não estávamos 100% fisicamente, mas as coisas acabaram dando certo para mim. Joguei bem, mas a sorte estava do meu lado – disse Lorena, que prevê uma partida difícil contra a conterrânea. – Sempre que enfrento a Fernanda já entro em quadra cansada porque sei que vai ser uma batalha. Mas estou otimista.
Nas semifinais dos 16 anos masculino, o paulista Ricardo Siggia, primeiro cabeça-de-chave da categoria, mais uma vez confirmou seu favoritismo e venceu o capixaba João Costa por 2 sets a 0, parciais de 6/1 6/4. O tenista enfrenta na final o paranaense Gustavo Andrade, que passou pelo paulista André Brisighello por 6/4 e 6/1.
No total, tenistas de seis estados estarão em quadra na decisão da etapa de Vitória: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Ainda neste sábado serão disputadas as semifinais e finais das chaves de duplas.
FINAIS DESTE DOMINGO:
12 F (grupo)
Karen Ching (RJ) x Iasmin Rosa (ES)
Luísa Menezes (ES) x Letícia Vieira (ES)
12 M
Thiago Pinheiro (SP) x Marcus Landerdahl (SC)
14 F
Luiza Sonnervig (SP) x Mariel Maffezzolli (SC)
14 M
Bruno Orlandini (SP) x Bernardo Lipschitz (RJ)
16 F
Nathalia Rossi (SP) x Gabriela Rangel (SP)
16 M
Ricardo Siggia (SP) x Gustavo Andrade (PR)
18 F
Lorena Valente (SC) x Fernanda Zacouteguy (SC)
18 M
Bruno Savi (RS) x João Souza (SP)
RESULTADOS DE SÁBADO:
12 F
Karen Ching (RJ) v. Letícia Vieira (ES) – 6/0 6/0
Luiza Menezes (ES) v. Mariana Sant’Ana (ES) – 6/1 6/1
12 M
Victor Pinheiro (SP) v. Lucas Dadalto (ES) – 6/1 6/1
Rafael Vervloet (ES) v. João Vervloet (ES) – 4/6 6/1 6/1
Thiago Pinheiro (SP) v. Vitor Pinheiro (SP) – 6/1 6/1
Marcus Landerdahl v. (SC) Rafael Vervloet – 6/3 6/4
14 F
Luiza Sonnervig (SP) v. Eduarda Piai (SP) – 6/2 3/6 6/0
Mariel Maffezzolli (SC) v. Isabela Miro (PR) – 3/6 6/3 6/2
14 M
Bruno Orlandini (SP) v. Gabriel Dias (MG) – 6/2 6/3
Bernardo Lipschitz (RJ) v. Filipe Brandão (RS) – 6/3 6/4
16 F
Nathalia Rossi (SP) v. Ana Luiza Ferreira (SC) – 6/3 6/2
Gabriela Rangel (SP) v. Joana Mello (RJ) – 6/1 6/0
16 M
Ricardo Siggia (SP) v. João Costa (ES) – 6/1 6/4
Gustavo Andrade (PR) v. André Brisighello (SP) – 6/4 6/1
18 F
Fernanda Zacouteguy (SC) v. Laryssa Ferreira (DF) – 1/6 6/4 6/1
Lorena Valente (SC) v. Rebeca Neves (RJ) – 6/2 6/1
18 M
Bruno Savi (RS) v. Andrew Morais (SP) – 6/3 6/1
João Olavo Souza (SP) v. Nicolas Santos (SP) – 6/3 6/4
O ingresso para assistir às partidas da fase final e final da 3ª etapa do Circuito Unimed no Clube Álvares Cabral neste fim de semana será um quilo de alimento não perecível. Tudo o que for arrecadado será doado à Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci).
O Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil brasileiro 2005 é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos e o apoio de Head/ Penn – Brasil, CBT, Revista Tennis View, Federação Espírito-santense de Tênis, Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral, Praia Tênis Clube, Prefeitura Municipal de Vitória, Secretaria de Esportes de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo. Penn é a marca da bola oficial do circuito.